Desde 2012, 8 de maio é o dia nacional do turismo, através da  Lei 12.625/2012, essa data foi escolhida porque no dia 8 de maio de 1916 o Estado do Paraná solicitou que a região das Cataratas do Iguaçu fosse desapropriada e declarada como utilidade pública para a criação do Parque Nacional do Iguaçu, que em 2019 recebeu mais de 2 milhões de visitantes. 

Hoje, precisamos comemorar o dia do turismo nacional em casa, mas nada impede da gente sonhar e planejar uma viagem pelo Brasil quando tudo isso acabar. Por isso perguntamos a alguns dos nossos membros qual o seu  destino favorito no Brasil. 

Amanda Pontes,  assessora de projetos – Petrópolis, RJ

Se tem um lugar no Rio que eu amo visitar é Petrópolis,a tranquilidade, a natureza e os animais trazem a sensação de paz que tanto gosto. Petrópolis é conhecido por se o refúgio dos casais, mas com certeza também é refúgio para quem vive na correria da cidade e quer tirar um tempinho para relaxar. O clima de Petrópolis é mais um ponto positivo para mim, nada melhor que friozinho de vez em quando”

Gabrielle Bello, diretora de Adm. Financeiro – Búzios, RJ 

“Fui para Búzios ano passado com a turma da faculdade, era uma viagem técnica característica do curso de Turismo. Com o objetivo de pesquisarmos mais a fundo sobre o âmbito turístico do local, fomos à campo descobrir em detalhes sobre o destino famoso por suas praias.  Ao longo dos dias que passei lá, fui explorando o local e pude ver seu grande potencial turístico, não só em relação às paisagens exuberantes, mas também ao repertório cultural que Búzios possui.   Visitei o Espaço Cultural Zanine e vi pinturas e obras de arte bem impressionantes, já que, por coincidência, havia uma exposição no dia. Lá, explicaram toda a história de Búzios, desde que era uma vila de pescadores até os dias de hoje. Também pude conhecer os habitantes locais e ouvir bastante de quem acompanhou toda a mudança ao longo dos tempos.

Fiquei hospedada em um hostel com vista para a Praia da Armação e situado na Rua das Pedras, um dos principais pontos turísticos de Búzios, um local mais movimentado, com variedade de restaurantes e vida noturna agitada. Fiz um tour com um guia de turismo, passando por lugares bem conhecidos e avistando monumentos como as estátuas de Brigitte Bardot, Juscelino Kubistchek e Os Três Pescadores, além das famosas praias incluídas no trajeto. O guia explicou todas as curiosidades e fatos históricos que fizeram parte da formação da cultura de Búzios.

No último dia da viagem, ainda pude curtir uma praia, o que foi muito divertido. A Praia da Azedinha fica ao lado da Praia Azeda e possui uma beleza indescritível. Para ter acesso, precisa descer uma grande escadaria, o que é muito agradável pois se pode notar a rica flora do local, avistando de cima uma bela paisagem. 

Foi um destino muito marcante para mim pois vivenciei muitos momentos emocionantes ficando apenas uns dias lá, conhecendo e me apaixonando cada vez mais. Sempre indico a todos, pois é um lugar com uma energia muito positiva, shows ao vivo, culinária diversificada e muito para conhecer.”

Letícia Melo, assessora de Vice Presidência – Beto Carrero, SC

O que mais me marcou em Santa Catarina foi a quebra de expectativa. Eu fui com minha família e nosso destino principal foi o Beto Carrero World, mas mesmo ouvindo que SC era um ótimo destino turístico não sabíamos muito bem o que esperar do parque e nem conhecíamos outras atrações turísticas do estado. Desembarcamos em Navegantes, e no segundo dia de viagem entendi o porquê de sua boa fama. Além de lindo, o parque é imenso e atende à pessoas de todas as idades: peças, shows, zoológico e atrações temáticas que não acabavam nunca, desde personagens que interagem com o público até uma montanha russa invertida… Dois dias inteiros não foram suficientes para ver tudo que o espaço oferece. No quarto dia da viagem decidimos visitar Itajaí, mais especificamente o Mirante Morro da Cruz, que além de ser gratuito oferece uma vista panorâmica inesquecível da cidade e é um ótimo ponto para tirar fotos. No quinto dia fomos à cidade de Balneário Camboriú, um lugar de fato único. Dentre todas as atrações de lá nós visitamos o teleférico, barco pirata e a praia de Laranjeiras. Além disso, os enormes e bonitos edifícios chamam muita atenção por toda a cidade, e mesmo sendo uma cidade turística nós conseguimos comer e fazer compras à preços bem acessíveis. Essa viagem foi uma experiência realmente mágica pra mim, e que me deixou um gostinho de quero mais. Fui embora prometendo a mim mesma que voltaria para visitar tudo o que não consegui, e espero que eu possa cumprir essa promessa o mais rápido possível.” 

Mariana Cordeiro, assessora de Administrativo Financeiro – Foz do Iguaçu, PR 

“Eu escolhi falar de Foz do Iguaçu, no Paraná. A cidade em si é bem pequena, mas muito organizada e acolhedora. Achei os preços caros, como muitas cidades turísticas. As Cataratas do Iguaçu, principal ponto turístico, são incríveis. Tudo dentro do parque é ecológico,até os carros que levam para os passeios. A sensação de estar lá é indescritível, você consegue sentir a água mesmo da passarela, mas se for mais aventureiro, como eu fui, pode fazer um passeio chamado Macuco Safari,  onde você vai de bote que vai até bem perto das cataratas, é uma experiência turística muito boa ter aquela água em cima de você. Outro passeio que adorei na cidade  foi a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, o passeio acontece através de um ônibus que passa explicando cada detalhe e com algumas paradas, achei muito interessante por ser binacional, lá também é possível fazer alguns passeios específicos.” 

Mariana Guimarães, diretora de Marketing –  Capitólio – MG 

“Foi difícil escolher um destino nacional favorito, o Brasil tem belezas incríveis, mas decidi contar um pouco sobre a minha  experiência em Capitólio, em Minas Gerais, foi a primeira viagem que fiz sozinha, e foi incrível. Fiz amizades com muitas pessoas e aproveitei demais o lugar. Capitólio é uma cidade bem pequena, e a maior atração é o  lago de Furnas, conhecido como “mar de minas”, que possui uma beleza natural exuberante e pode ser explorada através de um passeio de barco ou no famoso Mirante dos Cannyos, visto de cima. Além disso o destino possui lindas cachoeiras e trilhas, com diferentes níveis de dificuldade e estrutura, agradando á todos, e tornando o destino ideal para família, amigos ou até mesmo sozinho. Além da natureza exuberante em Capitólio você pode conhecer a Hidrelétrica de Furnas e o centrinho, onde consegue comprar alguns souvenires.”

Gostou de descobrir um pouco sobre alguns destinos brasileiros? 

Vamos ficar em casa para em breve voltar explorar nosso país.

Feliz dia do Turismo Nacional!